VIVER É APRENDER

O ser humano está em constante aprendizado. E é exatamente isso que faz o ser humano crescer: aprender, aprender sempre, com novas experiências, com novos relacionamentos, novos trabalhos, experimentando coisas novas e permitindo que tudo isso ocorra de forma natural, no seu dia-a-dia.

E para se desenvolver  e crescer, muitas vezes, em determinados momentos da vida, o ser humano precisa romper com estruturas velhas para criar novas estruturas, sejam comportamentais, emocionais, profissionais, em alguns casos até religiosas, para que possa ocorrer uma evolução individual e também do sistema em que ele vive.

No entanto, romper com estruturas velhas não significa abandonar tudo o que conquistou na vida; pelo contrário, tudo o que foi vivenciado serviu para aprendizado, tanto o que foi aprendido de maneira tranquila e saudável, como até as coisas que trouxeram algum tipo de dor ou sofrimento num determinado momento da vida. Até desses momentos deve-se extrair os aprendizados e deixar o ocorrido doloroso no passado, pois passado é passado e é onde realmente deve ficar, no passado.

Deve-se ter consciência que tudo o que é vivenciado passa a fazer parte do desenvolvimento humano, e  transforma o ser humano no que ele “é” no seu presente, e dependendo de como ele utiliza esses aprendizados, e das escolhas que fizer, é o que vai determinar como ele vai ser daí por diante, no seu futuro.

Exemplo prático é o de um profissional que cresce na carreira naturalmente, recebendo promoções para novos cargos, rompendo com os estágios anteriores, mas não abandonando o que aprendeu no decurso dos cargos anteriores, pois foram exatamente esses aprendizados que o levaram até o atual estágio da sua carreira. Da mesma forma são os empreendedores que vão crescendo e expandindo os seus negócios, muitas vezes até mudando de atividade ou ramo de negócio, mas sempre se utilizando dos aprendizados e experiências vivenciadas em empreendimentos anteriores.

Portanto, de todas as experiências vivenciadas, extraia os aprendizados e passe a caminhar sempre olhando em direção ao futuro, com alegria, disposição e bom humor, requisitos importantíssimos para atrair a prosperidade e a felicidade para a sua vida.

Texto de Luzia Contim, Administradora e Coach.

Deixe uma resposta