REFLEXÕES SOBRE ILUSÕES E CRENÇAS

Assim como o Universo e o Mundo mudam o tempo todo, nós também estamos em constante mudança. E sendo assim, devemos considerar o fato de que essa interação entre nós e o que é Maior-Que-Nós deva também ser dinâmica e permitir mudanças.

Toda a nossa interpretação de mundo, nossa concepção sobre ele, como interagimos com ele e como o consideramos é baseada em crenças, e são elas que, independente de serem verdades ou mitos, definem nossas atitudes e parte do que somos.

Estamos sempre aprendendo e também sempre ensinando.reflexoes_crencas

Neste sentido, identificar essas crenças, questioná-las para revalidá-las ou não, pode ser um caminho de crescimento pessoal bastante interessante.

Acontece, entretanto, que uma forte crença testada e experimentada, mesmo sobre uma ilusão, pode nos dar a “certeza” que a ilusão é real. E essa realidade raramente gera, espontaneamente, uma necessidade de questionamento.

Existem formas para deixar o indivíduo “aberto a duvidar”, causando reflexões profundas sobre temas que normalmente não são tratados. E, se não são tratados, é menos por serem de difícil compreensão e muito mais por existirem barreiras a serem derrubadas, que impediriam nossa continuidade da forma como temos feito até hoje, obrigando-nos a criar novas estruturas de pensamento, de individualidade e, principalmente, de relação com as pessoas que nos rodeiam.

Uma reflexão sobre a realidade que vivemos nos deixará abertos a duvidar das ilusões, apesar destas ilusões estarem encobertas por certezas. E, antes de qualquer coisa, de qualquer tentativa de mudança ou de uma possível solução para as ilusões, deveríamos questionar: nós realmente necessitamos de nossas ilusões? Até que ponto elas são limitantes ou possibilitadoras? Quais são e onde estão as ilusões?

Experimentamos e passamos a crer tanto nelas que sequer as questionamos.

Responda sinceramente: O que falta em sua vida para você ser feliz? Será que falta algo mesmo?

 

Trecho do Livro CRENÇAS E DESILUSÕES,  do autor  Márcio Martins Moreira, Trainer e Coach.

Sobre Marcio Martins Moreira

Nascido em 1971, São Paulo, conclui o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis durante meus trabalhos numa Multinacional da área textil, onde trabalhava como Analista de Sistemas e Métodos. Conclui o curso de pós-graduado em Análise de Sistemas pela FECAP/SP e, profissionalmente, desenvolvi muitos trabalhos na área de O&M, Planejamento e Tecnologia em Empresas Multi-nacionais, buscando sempre soluções na área corporativa centrada em pessoas. Faixa Preta em Artes Marciais (Kung-fu), tinha como outros hobbies a música, o xadrez e a filatelia. Em 1996, tive a honra de desposar a mais especial das mulheres, minha amada esposa Luzia Contim. E com toda esta história, no ano 2000 iniciou-se a grande mudança profissional em minha vida (coincidindo com o fim do milênio?), aumentando o interesse em filosofia e no estudo da estrutura do pensamento do Ser Humano. Nesta mesma época, a iniciação em diversas filosofias, incluindo o Reiki (hoje Mestre-Orientador pela Reiki Association International) e o estudo da Maçonaria, transformaram minha vida. Na Maçonaria, tive a honra e o privilégio de presidir 04 Lojas, ocupando praticamente todos os cargos possíveis, atingindo o mais alto grau do REAA (33o Grau) e presidindo o mais Alto Corpo Filosófico. Os estudos em Programação Neuro-Linguistica e Hipnose Ericksoniana, juntamente com minha formação em Psicanálise deram suporte à minha carreira de palestrante. E entre tantas novidades, Oratória e Teatro foram fundamentais para a melhoria na apresentação e na comunicabilidade. Hoje, master/trainer em PNL, escritor, psicanalista e professor de hipnose, dirijo o Instituto Mentes Mudando o Mundo, mantenho atendimentos de coaching individual utilizando os recursos adquiridos com psicanálise, hipnose e principalmente PNL. Quanto à carreira literária, estou em meu terceiro livro, expondo os temas que desenvolvo nos eventos como treinador e palestrante, tendo entre os temas, Desenvolvimento Pessoal, Motivação e Autoconhecimento, onde milhares de pessoas já participaram e que agora fazem parte da minha maravilhosa rede de amigos.

Deixe uma resposta