O QUE VOCÊ FAZ QUANDO NINGUÉM ESTÁ TE OBSERVANDO

O que você faz quando ninguém está olhando? Você trabalha tão intensamente quando ninguém está te observando? Você é confiável e responsável, mesmo quando nenhum par de olhos está a te observar?

Por exemplo, no seu trabalho, se o seu superior não está te observando, ainda assim, você se empenha em realizar as suas atividades, as suas obrigações, de uma forma produtiva, eficaz, correspondendo as expectativas da empresa, do cargo para o qual foi contratado? Ou você é daqueles que, se ninguém estiver olhando, se encosta, fica usando o telefone, internet, celular, e deixa o trabalho de lado? Se for esse o caso, lamento informar, mas é muito difícil crescer, ou até mesmo se manter profissionalmente,  se necessitar de um par de olhos alheios como “incentivo” para realizar um bom trabalho, ou ser um trabalhador responsável e de caráter.

Se você é o empreendedor, não basta ter palavras e atitudes de incentivo, trabalho, prosperidade, planos mirabolantes, quando está com os sócios, com os subordinados, com os credores, acionistas, se a sua postura é diferente quando não está sendo observado. Um milionário e bem sucedido empreendedor investe anos e anos de trabalho quando ninguém está olhando.

O mesmo se aplica às atitudes no âmbito pessoal, familiar, nos relacionamentos. Se você tem uma postura de bom caráter quando está sendo observado, e passa a ter atitudes opostas quando não está sendo observado pelas pessoas com as quais convive, ou quando está sozinho, pode até enganá-las ou iludi-las por algum tempo, mas fatalmente a máscara irá cair em algum momento, e as pessoas irão perceber as suas reais atitudes.

Portanto, este é um bom momento para refletir a respeito de si mesmo, da sua conduta quando você está sozinho. Seja no seu trabalho, na sua casa, no trânsito, enfim, como é a sua conduta, quais as suas atitudes, a sua postura.

Sobre reputação e caráter, tem um ditado que exemplifica muito bem a diferença entre um e outro:

“Reputação é o que as pessoas pensam a meu respeito.

 Caráter é o que eu sou quando ninguém está me olhando.”

E refletindo sobre isso, avançará para uma reflexão muito mais profunda, que é a respeito da sua própria identidade, da sua personalidade, pois virão perguntas do tipo: como eu me enxergo, como as pessoas me enxergam e “quem” sou eu de verdade.

Uma vida bem sucedida depende do que você faz quando se tem absoluta certeza de que ninguém está te observando. Isto porque as coisas que você faz quando ninguém está olhando, são impulsionadas por aquelas coisas que você espera de si mesmo. E tudo aquilo que você espera de si mesmo é exatamente aquilo que você se torna.

Luzia Contim, Administradora e Consultora em T&D.

Deixe uma resposta