Evolução só ocorre nas mudanças

Evolução só ocorre quando existem mudanças. Na estagnação, nunca haverá evolução.

O que desejamos? Evolução. Evolução pessoal, evolução da humanidade, evolução do planeta.

A gente pede mudanças e acredita, à primeira vista, que as mudanças devem ocorrer no plano físico: mudar de emprego, mudar de casa, etc. E este foi um ano de grandes mudanças.

Mas as mudanças mais importantes são as mudanças que ocorrem dentro de nós mesmos, as mudanças internas. Mudanças na forma de ver as coisas, na forma de valorizar os grupos aos quais se pertence, na forma de ver a sociedade em que se está. Devido a estas mudanças, muitas coisas perdem o sentido e outras tomam uma dimensão muito maior.

Isso mostra claramente que iremos sair da tal “Zona de Conforto”, que é exatamente o que acontece quando buscamos evolução. Não que estas mudanças acontecerão sem esforço ou sem dor, mas sem elas não haverá crescimento. Há que se enfrentar as mudanças e suas eventuais dores para desfrutar de algo novo e belo.

Toda essa teoria sobre mudança e evolução tem um impacto relativamente pequeno quando comparada à sua aplicação prática na vida. E por ser a teoria e a prática tão diferentes é que, muitas vezes, há um medo em permitir que as mudanças ocorram. Claro que o futuro é duvidoso, principalmente quando se vislumbra transformações à frente. Mas é neste momento que devemos perceber que nossa vontade de evoluir é maior que o medo das mudanças.

Nossas experiências de vida, nossos aprendizados e nossa força interior nos dão a certeza de que escolheremos os caminhos mais seguros e retos para nossa jornada. Ao longo da vida sempre mudamos, sempre evoluímos, minuto a minuto, num processo que podemos chamar simplesmente de VIDA! O coração bate continuamente, as unhas estão a crescer constantemente, o corpo a se modificar o tempo todo. Viver é estar em mudança! Então “Por que medo de mudar, se é isso que você já faz o tempo todo?”

Pergunte-se: “Você tem medo de mudanças? Então você está com medo de evoluir?”

Se a vida é uma constante mudança, viva sem medo! Permita que a vida siga seu fluxo de uma forma harmoniosa, com alegria e liberdade, aceitando com gratidão todas as oportunidades de aprendizado e crescimento que a vida lhe conceder, e assim a evolução ocorrerá, naturalmente, em harmonia com o universo.

Márcio Martins Moreira – Trainer e Coach

Sobre Marcio Martins Moreira

Nascido em 1971, São Paulo, conclui o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis durante meus trabalhos numa Multinacional da área textil, onde trabalhava como Analista de Sistemas e Métodos. Conclui o curso de pós-graduado em Análise de Sistemas pela FECAP/SP e, profissionalmente, desenvolvi muitos trabalhos na área de O&M, Planejamento e Tecnologia em Empresas Multi-nacionais, buscando sempre soluções na área corporativa centrada em pessoas. Faixa Preta em Artes Marciais (Kung-fu), tinha como outros hobbies a música, o xadrez e a filatelia. Em 1996, tive a honra de desposar a mais especial das mulheres, minha amada esposa Luzia Contim. E com toda esta história, no ano 2000 iniciou-se a grande mudança profissional em minha vida (coincidindo com o fim do milênio?), aumentando o interesse em filosofia e no estudo da estrutura do pensamento do Ser Humano. Nesta mesma época, a iniciação em diversas filosofias, incluindo o Reiki (hoje Mestre-Orientador pela Reiki Association International) e o estudo da Maçonaria, transformaram minha vida. Na Maçonaria, tive a honra e o privilégio de presidir 04 Lojas, ocupando praticamente todos os cargos possíveis, atingindo o mais alto grau do REAA (33o Grau) e presidindo o mais Alto Corpo Filosófico. Os estudos em Programação Neuro-Linguistica e Hipnose Ericksoniana, juntamente com minha formação em Psicanálise deram suporte à minha carreira de palestrante. E entre tantas novidades, Oratória e Teatro foram fundamentais para a melhoria na apresentação e na comunicabilidade. Hoje, master/trainer em PNL, escritor, psicanalista e professor de hipnose, dirijo o Instituto Mentes Mudando o Mundo, mantenho atendimentos de coaching individual utilizando os recursos adquiridos com psicanálise, hipnose e principalmente PNL. Quanto à carreira literária, estou em meu terceiro livro, expondo os temas que desenvolvo nos eventos como treinador e palestrante, tendo entre os temas, Desenvolvimento Pessoal, Motivação e Autoconhecimento, onde milhares de pessoas já participaram e que agora fazem parte da minha maravilhosa rede de amigos.

Deixe uma resposta