Coloque o coração no trabalho

“Lutar para receber aplausos é muito vazio. Procure ser o melhor a partir do que você é ”

O sucesso é mais gostoso quando é acompanhado de felicidade. Enquanto sucesso é simplesmente realizar suas metas, felicidade significa realizar as metas com paz no coração e alegria no olhar.

A busca exclusiva do sucesso geralmente cria muita angústia, pois a pessoa está somente preocupada com os aplausos e a admiração que vai receber por ter sido bem sucedida. Qualquer vitória se transforma apenas num troféu a conquista da mulher amada, a formatura do filho o crescimento da organização etc. No momento que uma pessoa gananciosa conquista algo esse algo perde parte do valor porque foi simplesmente um objeto conquistado, e não a realização de sua alma.

Até a procura da felicidade se transforma na caça de um objeto que o ganancioso quer colocar na estante. Afinal, sua vida está centrada em colecionar: casa, lojas, fábricas, mulheres, homens, tudo se transformam em números.

Na antiga medicina oriental, há o conceito do Homem Grande. Eles dizem que o Homem Grande pode até agir como o Homem Pequeno, mas ele sempre vai voltar a ser um Homem Grande. Já o Homem Pequeno pode até agir como um Homem Grande, mas seu pensamento continuará sendo pequeno. Ou seja, ele pode distribuir ambulâncias para uma população carente, mas vai transformar aquilo num acontecimento político e não vai saborear o prazer de ser bondoso. A cura das doenças da alma é resgatar o Homem Grande que existe dentro de cada um de nós.

O homem ambicioso também tem planos grandiosos mas sua dedicação vem da consciência de realizar o chamado de sua alma. Por isso, não venda sua alma ao dinheiro. Ele é muito importante, mas deve ser colocado a serviço do seu ser. Muitos religiosos, ao longo da história, foram contra a ambição porque a confundiam com a ganância. A ambição constrói o mundo. A ganância destrói o mundo.

Não esqueça, porém, que a única batalha que vale a pena é aquela que você enfrenta para ampliar seus limites. Lutar para receber aplausos é muito vazio. Procure ser o melhor a partir do que você é. Provavelmente essas idéias não vão lhe trazer mais dinheiro, mas certamente lhe darão mais plenitude.

(Roberto Shinyashiki é escritor e conferencista)

Deixe uma resposta