AMBIENTE DE TRABALHO ORGANIZADO

Parece óbvio, mas nos esquecemos constantemente que o espaço em que vivemos influencia no nosso estado de espírito. Um quarto bem arrumado, por exemplo, nos ajuda a ter uma noite de sono melhor, uma cozinha limpa e onde se encontra tudo com facilidade nos estimula a nos alimentar de maneira saudável, e seguem-se muitos exemplos.

E quanto ao nosso ambiente de trabalho? Será que ele pode influenciar na nossa produtividade?

Diversos estudos apontam que um ambiente bem organizado, iluminado e silencioso estimula e aumenta a produtividade. Mesmo quem trabalha em casa já percebe isso, daí o surgimento de bons projetos home office, que delimitam claramente o ambiente de trabalho e o ambiente doméstico.

Na sua empresa, observe agora mesmo a sala em que você trabalha todos os dias. Você conta com todo o material de que precisa? Tem espaço suficiente para você ou se sente “sufocado” de alguma maneira, seja por interrupções constantes, seja por material de outras pessoas em seu espaço?

Observe se é possível fazer melhorias simples, mas determinantes para seu bem-estar.

Procure não encher sua mesa também de porta-retratos, bichinhos de pelúcia, adesivos, toy art… um toque de personalidade é sempre bem-vindo, mas transformar sua mesa de trabalho numa festa talvez não ajude.

Livre-se do excesso de papel, agendas, cadernos, planilhas, revistas e outras fontes de consulta, organizando o que serve como arquivo e jogando fora o que não serve mais.

Um espaço bem organizado, limpo e bonito ajuda na qualidade de vida e, consequentemente, na produtividade.

 

Texto adaptado por Luzia Contim,  Administradora e Consultora em T&D (fonte: CRA)

Deixe uma resposta