SE TEU SONHO FOR MAIOR

O que são nossos sonhos? Serão todos eles realmente possíveis?

E se teu sonho for maior que ti, que tuas possibilidades, que tuas forças?

Os compositores Ivan Lins e Leda Selma, trazem em uma de suas obras, uma mensagem belíssima dentro deste tema. Dizem assim:

“Se teu sonho for maior que ti;  alonga tuas asas, esgarça os teus medos;
Amplia o teu mundo, dimensiona ao infinito;  e parte em busca da estrela.
Voa alto… Voa longe… Voa livre… Voa.”

Quando desejamos algo com muita intensidade, e este desejo se transforma em imagem nos campos invisíveis de nossa mente; quando esta visão nos inunda com um sentimento de alegria, leveza e esperança, estamos “sonhando”.

Sonhar é o primeiro requisito para aqueles que desejam alçar vôos.

Mas talvez, a palavra “sonho” ainda pareça um tanto subjetiva, etérea demais, distante da realidade e da racionalidade. Assim, podemos substituí-la por outra, se preferirmos:  “objetivo” .  E aí teremos nas mãos a grande chave para o progresso humano, para os vôos mais altos.

Sem traçar objetivos, o homem não alcança o progresso. A visão do porvir, do tempo sem fim e da perfeição como meta final, apresentam-se ainda muito distantes,  difíceis de serem visualizadas pela inteligência humana no grau em que se encontra. Desta forma, faz-se necessário estabelecer metas mais próximas, mais passíveis de serem atingidas com os recursos que temos atualmente.

É por esta razão que os sonhos, ou objetivos, são tão necessários em nossa existência. Uma pessoa sem sonhos dificilmente chegará a algum lugar na vida, pois nem sabe para onde ir, onde empregar seus esforços, sua dedicação.

Para o estabelecimento de metas, é importante levar em consideração as diversas áreas da vida: educacionais, familiares, profissionais, sociais, econômicas, artísticas e espirituais. Assim, podemos organizar nossas metas em áreas, facilitando o seu atingimento e monitoramento ao longo da vida. Dependendo do momento e das circunstâncias, podemos nos concentrar mais nesta ou naquela área.

O Ser Humano precisa de metas. Precisa vislumbrar onde deseja chegar para poder saber como empregar melhor suas forças e seu tempo.

Toda ascensão exige esforço. As grandes conquistas da Humanidade firmaram-se mediante a superação dos paradigmas então vigentes;  assim como toda mudança propõe ampliação ou renovação de paradigma, todo crescimento exige dedicação, empenho.

Se teu sonho parecer maior que ti, amplia tuas asas, tuas habilidades, e abraça-o com todas as suas forças.

Texto adaptado por Luzia Contim, Trainer  e Coach (fonte: Reflexões Corporativas).

Deixe uma resposta